Frases famosas do Flamengo

Abaixo, frases diversas sobre o nosso Mengão. Frases de jogadores, artistas, famosos, desconhecidos .. enfim, frases …

“Me orgulho de ter entrado para a galeria dos ídolos do Flamengo. Sou adorado pelos torcedores, respeitado pelos dirigentes. Afinal, ser ídolo em um clube que teve jogadores do nível de Dida, Dequinha, Zizinho e Leônidas, dentre outros, é fantástico. Os anos passarão, mas as lembranças, as alegrias, as conquistas ficarão gravadas em meu coração”. (Zico)

“Zico foi o líder do melhor time que vi jogar. Ele é um mito e não haverá outro como ele”. (Romário)

“Zico foi o maior jogador brasileiro que vi em ação. Pelé, Garrincha e Puskas foram três “monstros”, claro. Mas na época do Zico, ninguém foi melhor”. (Lico, ex-jogador da Era Zico)

“No Brasil todo mundo é Flamengo, onde quer que você vá, encontra rubro-negro com a camisa do clube, o aeroporto fica superlotado, os estádios também estão sempre cheios com a torcida do Flamengo. O Corinthians também tem muitos torcedores, mas a massa de sua torcida se resume a São Paulo”. (Marques, ex-jogador do Flamengo)

“O centenário é um marco histórico. Se não houvesse o Flamengo, teria que ser feito um imediatamente. Para mim, é mais que uma religião.” (Dida, ex-jogador)

“Só quem vestiu essa camisa e entrou no Maracanã lotado, ouvindo o grito da torcida, pode conhecer o orgulho de ser jogador do Flamengo”. (Rondinelli)

“Quando comecei a jogar pelo Flamengo, aprendi logo que quem veste a camisa do Flamengo tem de mostrar garra e amor à torcida, não importa a qualidade de seu futebol. Caso contrário, é melhor pedir para ir embora”.(Rondinelli)

“Aprendi a amar o Flamengo. A torcida rubro-negra me ensinou isso nas arquibancadas dos estádios. Aliás, só voltei à Seleção Brasileira graças a ela”. (Romário)

“Há no mundo, cinco ou seis clubes míticos: Barcelona, Benfica, Milan, Boca Juniors e o Flamengo.” (Manuel José, ex-técnico do Benfica)

“O Flamengo sempre será minha segunda casa e sua camisa, a segunda pele.” (Júnior, ex-jogador)

“Agora eu entendo o que é vestir a camisa do Fla. É emoção à flor da pele, muito sangue, luta e principalmente muita fé.” (Sávio, após a conquista do Estadual de 96 Invicto)

“O Flamengo é uma instituição nacional tão forte e perene quanto a Igreja, o Exército e a Academia Brasileira de Letras.” (Edilberto Coutinho, escritor)




“A camisa do Flamengo é realmente um Manto Sagrado.” (Bebeto, ex-jogador do clube)

“Acho que o Flamengo deveria receber o troféu de Clube do Século, assim como o Pelé recebeu. E, mesmo desta forma, seria pouco.” (Bebeto, cantor)

“Quase tão velho quanto a República, o Flamengo é a instituição que supera partidos políticos, outras agremiações de qualquer espécie e até entidades religiosas.” (Dushee de Abrantes, ex-presidente do Flamengo)

“Os cem anos do Flamengo têm uma significação mais emocionante do que o centenário de qualquer outra instituição brasileira. Para mim, e, creio, para milhões de outras pessoas, a bandeira nacional é rubro-negra.” (Muniz Viana, crítico)

“Não existe outra torcida igual no mundo. São torcedores que acreditam mais do que os próprios jogadores.”




“Realmente na minha veia corre o sangue vermelho e preto” – ZICO

“Supõe-se que todas as alegrias se parecem. Mas a verdade é que a alegria rubro-negra não se parece com nenhuma outra. Não sei se é mais funda, ou mais dilacerada, ou mais santa. Só sei que é diferente.”

“O sujeito que não for pelo menos um dia FLAMENGO não viveu. O FLAMENGO é uma força da natureza. Quando o FLAMENGO espirra, é o futebol brasileiro que fica resfriado.”

“O homen troca de: casa, carro e religião. Troca de mulher, troca até de coração. Só não troca de time. O homen nasce, vive e morre FLAMENGO”.

“Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro”. (Nélson Rodrigues)

“Quem um dia experimentou a emoção de ser Flamengo, nunca mais vai viver outra que se equipare” Por Lúcia Veríssimo, atriz global e ex-atleta do Flamengo.




“Meu orgulho de ser rubro-negro começa pelo orgulho de ser carioca. Não dá para negar que a paisagem mais bonita e mais emocionante da Cidade Maravilhosa é a entrada no Maracanã no dia de uma decisão do Mengão. O contraste da escuridão do túnel que leva às arquibancadas, ou o silêncio dos elevadores sociais para o Maracanã lotado e brilhando em vermelho e preto é de arrepiar qualquer torcedor. Continua pelo orgulho de ser brasileiro e fazer parte da maior torcida do mundo, do time que foi mais vezes campeão brasileiro, no país do futebol. Não preciso nem falar de Zico e companhia, do fato de todos os astros internacionais que nos visitam fazerem questão de usar o manto sagrado, nem da pichação: “MENGÃO CAMPEÃO DO MUNDO”, que eu vi num muro em Chartres, no interior da França. Quem é Flamengo é Flamengo até morrer, em qualquer lugar do mundo. E faz questão de acompanhar seu time, seja no Rio, em Tóquio, ou em qualquer local que o Rubro-Negro jogue. Torcedor do Flamengo que se preze faz questão de bater no peito e dizer com o maior orgulho: “Os outros que me perdoem, mas sou Flamengo e não abro”. Para saber o que é isso, basta ir ao Maracanã em qualquer jogo do Mengão. A emoção de ver aquela galera maravilhosa cantando e gritando palavras de ordem emociona até quem não gosta do Flamengo. Já vi muita gente chorar ao passar por essa experiência. É por isso que a torcida rubro-negra é chamada de nação. Uma nação com muito orgulho de ser Flamengo. Não tem jeito. As torcidas adversárias têm razão. Os rubro-negros são muito metidos a besta E, convenhamos, com toda razão…” (Bussunda)

“Nenhum convite de Hollywood, portanto, impediria Ary Barroso de acompanhar a campanha do Flamengo em 1944 (…) Os brasileiros que o acompanhavam nos EUA ficaram impressionados com a sua reação a um convite formulado PESSOALMENTE por Walt Disney para que assumisse a direção musical da Disney Produtions (…) Ary pediu 24h para dar a resposta – um incisivo não. “Why?”, perguntou espantado Disney. E Ary respondeu naquele seu inglês incorreto: “BECAUSE “DON´T HAVE” FLAMENGO HERE.” (Trecho “No tempo de Ary Barroso”, de Sérgio Cabral)

Ary Barroso

“Ser Flamengo é ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram. Flamengo, se você jogasse no céu, eu morreria só pra te ver!”