Ninho do Urubu

O Centro de Treinamento Presidente George Helal, popularmente conhecido com Ninho do Urubu, ou ainda CT da Vargem Grande, é um centro de treinamento que é utilizado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e por suas categorias de base. O local, que é um dos patrimônios do Clube de Regatas do Flamengo, fica localizado no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e conta com um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros, além de outras estruturas.

Entrada do Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu

Em 2018, ano de inauguração do novo módulo profissional, a estrutura preexistente foi deixada para as categorias de base e, para o futebol profissional, foi disponibilizada um novo módulo, com novos alojamentos, um moderno parque aquático, academia, mais um campo de futebol (totalizando cinco), além de outras estruturas inovadoras para a realidade brasileira, gerando assim o mais moderno Centro de Treinamento da América Latina, e um dos maiores do mundo.

História

O terreno foi adquirido no dia 30 de agosto de 1984 pelo presidente George Helal, mas por muitos anos o projeto não saiu do papel. Na época o terreno de 175 mil m² foi comprado por 300 milhões de cruzeiros, com a valorização imobiliária o terreno valia em 2011 R$ 350 milhões (uma valorização de 6.900%).

“Apareceram mais de 50 propostas, um monte de corretores. Visitamos 14 terrenos, depois escolhemos dois e compramos o Ninho em 30 de agosto de 1984. Pagamos à vista.”

Presidente George Helal

Apesar de na época o Jornal dos Sports, em 2 matérias, noticiar que “será a maior concentração do Brasil” e que seriam “construídos de cinco a seis campos de futebol, local para concentração de divisões inferiores e para os profissionais e um prédio”, na primeira década em posse do Flamengo, o Ninho ficou praticamente esquecido. O único avanço significativo aconteceu na gestão do presidente Gilberto Cardoso Filho, em 1990, com o aterramento do terreno, que era cortado por dois rios.

Presidente Gilberto Cardoso Filho

“Quando chovia, inundava tudo. Fiz uma obra lá que durou um ano e meio, e todo o terreno foi aterrado. Deixei quatro campos prontos, só faltando botar a grama, dois, inclusive, já tinha drenagem. Isso foi em 1990 e a grama só foi posta mais dez anos depois, em 2004”, disse o ex-presidente Gilberto Cardoso Filho, em entrevista.

Em 1997, o então presidente do clube, Kléber Leite fechou um contrato de aluguel de um outro centro de treinamento, que ficou conhecido como Fla-Barra. 3 anos depois, porém, a equipe foi despejada do Fla-Barra por conta de uma inadimplência de 6 meses.

Em abril de 2004, o presidente Márcio Braga lança a campanha “Eu Amo o Fla” para arrecadar fundos para o terreno em Vargem Grande finalmente se transformar em centro de treinamento. Meses depois, no aniversário de 109 anos do clube, dois campos foram inaugurados.

Em julho de 2005, o Flamengo inicia uma nova campanha, lançando pulseiras que viraram febre na época, em uma campanha feita pelo Orkut: “Craque o Flamengo faz em casa, CT quem faz é você”. O produto continha uma pulseira vermelha e outra preta entrelaçadas, inspiradas na campanha feita contra o racismo. No fim da temporada, o time chega a fazer alguns treinamentos no local.

Pulseiras rubro-negras da campanha “Craque o Flamengo faz em casa, CT quem faz é você”, de 2005

Nas vésperas da final da Copa do Brasil de 2006 (em que o Flamengo sagrou-se campeão), o então treinador da equipe, Ney Franco, surpreendeu ao levar o time para um treino secreto no Ninho – que sequer tinha estrutura de vestiário para os jogadores.

Ney Franco treinando o Flamengo no Ninho do Urubu em 2006

No dia 10 de outubro de 2007, a camisa de número 12 foi aposentada e o projeto “Camisa 12” foi criado para ajudar na construção do CT com venda de camisas.

Até 2010, porém, a equipe de futebol fazia seus treinamentos na sede da Gávea. Até então, no terreno onde seria construído o CT George Helal, só havia duas bicicletas ergométricas enferrujadas na sala de musculação. Em 2010, na gestão Patrícia Amorim, Vanderlei Luxemburgo, enquanto técnico do rubro-negro, tomou a decisão de que o futebol não teria mais a Gávea como sede. A exposição dos atletas à vida social do clube e a impossibilidade de realizar treinos fechados fez com que Luxemburgo cobrasse uma nova sede de treinamento para a equipe de futebol. À época, ele disse:

O técnico Vanderlei Luxemburgo e o Zagueiro Ronaldo Angelim, em treino do Flamengo no Ninho do Urubu em 2010

“A sede da Gávea acabou para o Flamengo. Só treinaremos lá por absoluta necessidade. Retorno com muita vontade ao clube. Essa coisa de ser longe não existe mais. Os jogadores têm BMW, Mercedes… Aqui é a minha casa. Precisamos construir o CT, o hotel, e fiz questão de colocar isso em meu contrato. Se não fosse assim, não teria aceitado o convite. Acho que posso ajudar o clube nessa questão com a minha experiência e por tudo o que já passei na carreira. Hoje, estamos neste local, mas daqui um tempo, esperamos ter um CT em boas condições de trabalho. A idéia é que os jogadores cheguem aqui de manhã e só saiam à noite. Para isso precisamos de um hotel, mesmo que seja provisório, como no caso da Fórmula 1”.

Patrícia Amorim, então, inicia a campanha dos tijolinhos, numa das ações mais bem sucedidas de sua gestão, que arrecadou quase R$ 2 milhões para as obras do centro de treinamento (mais de sete mil foram comprados por torcedores, que pagaram R$ 250 por cada um).

Em setembro de 2012, ainda na gestão Patrícia Amorim, o Flamengo inaugurou o muro dos tijolinhos e o campo 5, que será utilizado pelos profissionais e foi financiado pela parceria com a Ambev.

Presidente Patrícia Amorim e o Muro de Tijolinhos no Ninho do Urubu em 2012

Com o começo da reestruturação econômica iniciada na gestão Bandeira de Mello, o Flamengo começou a ter sucessivos superávits, com isso houve a retomada financeira do clube. Com a melhoria da situação financeira, o modelo de reestruturação e modernização do CT foi posto em prática.

De início, ficou acordado que iria se ter a construção de um módulo para o futebol profissional e posteriormente para as categorias de base, tiveram início, assim, em 2014 as obras de modernização do Ninho do Urubu.

Obras do Bloco Profissional do Ninho do Urubu em 2014

Por fim, no ano de 2016, com a investimento de todo o dinheiro vindo com a venda da Mansão Fadel Fadel, foram concluídas as obras do primeiro módulo profissional do Centro de Treinamento George Helal, a partir dali, o Flamengo tinha um dos mais modernos Centro de Treinamento do Brasil, tendo as obras um custo estimado de R$ 15 milhões.

Galeria de fotos (clique para ampliar)

No entanto, os então dirigentes do clube ainda queriam algo mais. Decidiram então fazer uma alteração na proposta inicial: O módulo recém inaugurado ficaria para as categorias de base e o futuro módulo a ser construído seria para o futebol profissional. Assim, começou a fase de planejamento do futuro módulo, segundo Alexandre Wrobel (Então vice-presidente de patrimônio), a obra é inspirada em Centros de treinamento de clubes europeus, como Chelsea, Manchester United e Seleção Inglesa de Futebol.

As obras do novo módulo profissional tiveram um custo total de cerca de R$ 26 milhões de reais, verba proveniente do sinal da venda do Edifício Hilton Santos a empresa Cyrela engenharia.

Galeria de fotos (clique para ampliar)

Rio-2016
Durante o Rio-2016 o CT foi utilizado para treinamento de seleções olímpicas de futebol. O acordo para que utilizasse o espaço foi firmado pelo Flamengo com o Comitê Organizador Rio-2016.

Ninho do Urubu – Renato Augusto revê amigos no Ninho Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação
Ninho do Urubu – Renato Augusto e Neymar com a camisa do Flamengo

Incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu o alojamento das categorias de base do Flamengo, no começo da manhã de 8 de fevereiro de 2019. O incêndio deixou 10 jogadores da base com idade entre 14 e 16 anos, mortos — além de outros três feridos, um em estado grave.

Ninho do Urubu – Na maior tragédia da história do Flamengo, incêndio matou 10 meninos da base do clube.

Capela Ecumênica
Em fevereiro de 2022, quando a tragédia causada pelo incêndio completou três anos, o clube inaugurou uma capela ecumênica no local onde o incêndio ocorreu, como forma de homenagem às vítimas.

Galeria de fotos (clique para ampliar)

Ampliações e Novas Obras
Em 2021, o clube finalizou e inaugurou algumas obras no CT:

– Construção de um campo a mais à disposição do time profissional;
– Iluminação com refletores nos campos para atividades de treino noturnas;
– Ampliação e modernização de um campo com grama sintética

Galeria de fotos (clique para ampliar)

Estátuas e Bustos
Algumas personalidades da história do clube estão representadas em bustos e estátuas distribuídas pelo CT:

01 – 2014 – Estátua do George Helal (Ex-presidente do clube. Em 1984 ele comprou o terreno onde o centro de treinamento foi construído)

Estátua do George Helal, na entrada do Centro de Treinamento, o Ninho do Urubu

02 – 2018 – Estátua do Zico (Maior ídolo da história do Flamengo)
clique para ampliar

03 – 2018 – Busto do Maestro Júnior (Um dos maiores ídolos da história do Flamengo)

Ninho do Urubu – Busto do Maestro Júnior – Foto: André Durão

Módulo profissional

Estrutura
– Dois módulos – Um para o futebol profissional e outro para a base
– Cinco campos de treino, sendo prevista a construção de mais um para 2019
– Campo de treinamento para goleiros
– Campo de futebol 7
– Praça da bandeira construída em homenagens às embaixadas

Ninho do Urubu

Futebol de base
– Auditório.
– Sala de reunião.
– Sala do treinador.
– Biblioteca.
– Refeitório.
– Sala de musculação.
– Salas de fisiologia e nutrição.
– Parque aquático.
– Cozinha industrial.
– Área de convivência.
– Sala de jogos.
– Alojamento.

Ninho do Urubu – Alojamento da base rubro-negra

Futebol Profissional
– Academia de 720 metros quadrados.
– Vestiário para 39 atletas.
– Restaurante.
– Alojamento com 42 suítes, sendo 36 individuais.
– Sala de jogos.
– Dois auditórios.
– Sala do treinador.
– Sala de reunião.
– Sala e antessala de imprensa.
– Sala de patrocinadores.
– Áreas de fisioterapia, fisiologia e nutrição.
– Área de hidroterapia com 14 jacuzzis e uma piscina.
– Departamento odontológico.
– Sauna.
– Área de lazer com churrasqueira.

Ninho do Urubu – Sala do treinador (do então técnico Rogério Ceni)