Com o time comemorando a conquista do Bicampeonato da Copa Libertadores na Av. Presidente Vargas no Rio de Janeiro, o Flamengo entrou para a história ao conquistar o Campeonato Brasileiro, após a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 2 a 1. Esse triunfo veio apenas um dia depois da vitória na Libertadores, fazendo do Flamengo o primeiro time desde 1963 a alcançar ambos os títulos no mesmo ano.

A última equipe a conseguir tal feito foi o Santos, que venceu as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil, elevadas ao status de Campeonato Brasileiro pela CBF em 2010, junto com a Libertadores. Liderado por Pelé, o Santos dominou o futebol brasileiro naquela época, sendo reconhecido como um dos maiores times de todos os tempos.
Desde então, nenhuma outra equipe brasileira havia conquistado simultaneamente o título nacional e o continental na mesma temporada.
O Flamengo garantiu o título brasileiro sem precisar entrar em campo, graças à antecipação do jogo da 34ª rodada contra o Vasco, realizado no dia 13.
Após vencer a Libertadores, o Flamengo deixou Lima na madrugada de domingo e chegou ao Rio de Janeiro pouco antes das 11h. A equipe desfilou em um trio elétrico pelo Centro do Rio por quase quatro horas. Durante o jogo entre Palmeiras e Grêmio, o trio elétrico deixou a Avenida Presidente Vargas.

No momento do apito final na Arena Palmeiras, os jogadores do Flamengo estavam no ônibus do clube, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a caminho do Ninho do Urubu. Em meio à celebração, os atletas gritaram “É campeão” e “Volta pro trio“.
Dos 86 gols marcados pelo Flamengo no Brasileirão de 2019, 25 foram de Gabigol e 21 de Bruno Henrique, ou seja, 46 só da dupla. Os terceiros no ranking de artilharia, Sasha e Gilberto, marcaram 14, quase metade dos gols de Gabigol.
No ranking de mais participações em gol, os três primeiros são do Flamengo. Gabigol tem 34 (25 gols e 9 assistências), Arrasca 27 (13 gols e 14 assistências) e Bruno Henrique 24 (21 gols e 3 assistências. A lista é completada por Sanchez, 21 (12 gols e 9 assistências) e Dudu, 20 (9 gols e 11 assistências). Arrascaeta, Gabigol e BH são, juntos, responsáveis por 59 dos 86 gols do time na temporada.
Maiores públicos
Dos 10 maiores públicos do Campeonato Brasileiro, 9 foram com o Flamengo em campo:
– Flamengo 1×0 CSA – 69.846 pessoas
– Flamengo 6×1 Avaí – 69.090 pessoas
– Flamengo 1×0 Santos – 68.243 pessoas
– Flamengo 4×1 Ceará – 67.539 pessoas
– Vasco 1×1 Chapecoense – 67.395 pessoas
– Flamengo 0x0 São Paulo – 67.051 pessoas
– Flamengo 3×0 Palmeiras – 65.969 pessoas
– Flamengo 3×1 Bahia – 65.930 pessoas
– Vasco 1×4 Flamengo – 65.418 pessoas
– Flamengo 6×1 Goiás – 65.154 pessoas
Melhor mandante/melhor aproveitamento
O Flamengo não perdeu dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Nas 19 partidas como mandante, venceu 17 e empatou duas. Com aproveitamento de 93%, o time conquistou 53 pontos e estabeleceu o recorde na era dos pontos corridos com 20 clubes. O somatório geral merece destaque: 78.9% de aproveitamento durante todo campeonato. Também é o maior no formato atual do torneio.

Melhor campanha/maior pontuação
Desde a mudança de formato da competição para 20 clubes, a maior pontuação era de 84 pontos. O time comandado por Jorge Jesus alcançou 90 e terminou com a melhor campanha da história.
Melhor ataque e melhor saldo de gols
Com o trio Arrascaeta (13), Bruno Henrique (21) e Gabigol (25) no comando, o Mengão fez incríveis 86 gols no Brasileirão e se tornou o ataque mais positivo. Diante deste cenário, por ter sofrido 37 gols, ficou com saldo de 49. Como o recorde anterior era de 40, o clube passou a ter o melhor saldo da era de pontos corridos com 20 clubes.

Maior artilheiro
Pode levantar a plaquinha! Com 25 gols anotados, Gabigol se tornou o maior goleador da era dos 20 clubes. O recorde anterior era de 23, estabelecido ainda em 2010, mas o nosso camisa 9 alcançou esse feito individual balançando as redes várias vezes e fazendo a alegria da Nação.

Mais vitórias/Menos derrotas
Com 28 vitórias, o Mais Querido bateu a marca antiga de 24 e ainda fez uma gordura. Recorde histórico. Por outro lado, igualou o recorde de menos derrotas em uma só edição: quatro.
Maior invencibilidade
Desde a vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio (14ª rodada), no Maracanã, o Flamengo ficou 24 jogos invicto (a marca anterior era de 23). Durante todo esse período, foram 21 vitórias e 3 empates. A arrancada para o título épico e indiscutível também está inserida nesse contexto.

Visitante com mais vitórias
Se engana quem pensa que só o fator mando de campo fez a diferença. Fora de casa, o heptacampeão venceu onze vezes (CSA, Vasco, Ceará, Avaí, Cruzeiro, Chapecoense, Athletico, Fortaleza, Botafogo, Grêmio e Palmeiras). Números impressionantes de uma equipe que fez questão de destruir vários tabus.

Melhor turno
O segundo turno foi extraordinário. De 57 pontos em disputa, o Mengão fez 48 (quinze vitórias, três empates e uma derrota). A marca anterior era de 47.

Líder de assistências
De Arrascaeta distribuiu 14 assistências. Peça fundamental na conquista do título, o uruguaio conseguiu um feito individual e expressivo que colocou o CRF em outro patamar. Nunca antes um time havia sido campeão tendo artilheiro e líder em assistências na mesma edição.

Maior público presente
Na partida contra o CSA, no Maracanã, a Nação foi responsável por mais uma quebra de recorde. A vitória por 1 a 0, com gol de Arrascaeta, teve público geral de 69.846 mil.

Melhor média de público
Com média de 59.285 mil pessoas em cada jogo, o Mengão estabeleceu um novo recorde. A Maior Torcida do Mundo, mais uma vez, fez a diferença. Time e Nação estiveram em perfeita sintonia.

Mister Jorge Jesus: o primeiro treinador estrangeiro campeão na era dos pontos corridos
O português mais amado do mundo foi o único técnico gringo que pisou no país e conseguiu conquistar o Brasileirão desde a mudança de formato. Nada mais justo que essa marca ser quebrada pelo Mister!

Tabus quebrados no decorrer da competição
Alguns tabus foram dissipados pelo melhor time do país. O Flamengo estava há 44 anos sem vencer o Athletico em Curitiba em edições do Brasileirão. Venceu por 2 a 0, na 25ª rodada, com dois gols de Bruno Henrique. Estava há 15 anos sem vencer o Grêmio no Sul. Venceu por 1 a 0, na 33ª rodada, com gol de Gabigol, e conseguiu a primeira vitória na Arena. Nunca havia vencido o Palmeiras no Allianz Parque. Venceu por 3 a 1, na 36ª rodada, gols de Gabigol (2) e De Arrascaeta.

Galeria de Fotos (clique para ampliar)



















































































