Flamengo encerra parceria com empresa do Sócio-Torcedor após breve período

Fim do acordo com a end to end marca nova mudança na gestão do programa nação rubro-negro

Nação sem Fronteiras, ST na camisa do Flamengo
Nação sem Fronteiras, ST na camisa do Flamengo

O Flamengo decidiu romper o vínculo com a empresa End to End, responsável pela gestão das redes sociais do programa de Sócio-Torcedor “Nação”. A parceria, que havia sido anunciada como parte da reformulação da plataforma, chegou ao fim em menos de seis meses após seu início.



Segundo apuração feita por Danilo Lavieri, do portal “Uol”, o encerramento do contrato com a empresa de marketing esportivo estaria atrelado a uma mudança de direcionamento estratégico no projeto. Apesar disso, tanto o clube quanto a End to End foram procurados pelo jornalista e preferiram não se manifestar sobre os motivos que levaram ao término da relação.

A End to End é conhecida por atuar em grandes frentes no setor esportivo, incluindo o gerenciamento da comunicação de programas de sócio-torcedor do Palmeiras e do Atlético-MG, além das redes sociais do Time Brasil. A empresa também conta com investimentos da OutField, especializada em consultoria e gestão de ativos no segmento esportivo.

O fim da parceria ocorre em um momento de reestruturação do Nação Rubro-Negro, uma das principais bandeiras da atual gestão encabeçada por Luiz Eduardo Baptista. A proposta da diretoria era dar nova cara ao programa, com alterações nos planos, nos valores e com a criação do “Nação Sem Fronteiras”.



Esse novo plano foi idealizado para atender os torcedores que moram fora do estado do Rio de Janeiro, oferecendo prioridade na compra de ingressos para jogos fora de casa e outros benefícios ligados ao Maracanã, ao Museu Flamengo e até ao serviço de entrega do Zé Delivery.

Durante o anúncio da reformulação, Roberto Trinas, diretor de Marketing do clube, destacou a ambição do projeto:

“Estamos numa disputa global. O Flamengo tem objetivos muito ambiciosos, quer estar no top 10 do mundo, ser o maior das Américas. Temos desafios em várias áreas e isso só depende de nós, da Nação. Se nós quisermos, transformaremos o programa Nação no maior patrocinador do Flamengo”, declarou, em entrevista coletiva no Ninho do Urubu.

Apesar da mudança e dos novos planos, o programa segue como alvo de muitas críticas nas redes sociais. Torcedores se queixam da pouca vantagem nos planos mais caros, da dificuldade em gerenciar convidados e de problemas no atendimento.



Entre os relatos, o torcedor @raphhamedeiros comentou:

“Curioso para saber os números de adesões depois da nova atualização. Ficar agarrado 6 meses com 5 convidados diminui as potenciais vendas dos planos. Mais fácil dividir com 3 amigos do que cada um abrir um plano diferente. Ninguém tá curtindo e vão sentir a queda de adesões.”

Outro rubro-negro, @arbitronacao, também criticou a experiência:

“Vocês precisam melhorar essas “experiências” para ontem. Quando abre o plano já tá esgotado, a chance nunca chega nos outros planos mais baratos. Não vejo vantagem alguma.”



Já @fabianomribeiro comentou:

“Pioraram o plano! Estão abusando da nossa boa vontade. Diminuíram a lista de convidados para cinco e só pode trocar a cada seis meses. O atendimento é péssimo também.”

E @alexdeandradea2 finalizou:

“Como que faz esse sócio lixo se você não tem direito de nada? Fica com convidado preso por 6 meses e não dá direto a outras pessoas irem ao estádio? Vocês são uma piada.”

Com o fim do acordo com a End to End, o futuro da comunicação digital do Nação Rubro-Negro segue indefinido. A expectativa é que o clube apresente em breve um novo modelo de gestão para as redes do programa, alinhado com as metas de crescimento traçadas para os próximos anos.



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