O Flamengo realizou, na noite desta quinta-feira, na Gávea, o lançamento da campanha “Mais que cultura, identidade!”, em homenagem ao Novembro Negro, mês que celebra a cultura antirracista. O principal produto da ação é a camisa “Identidade”, desenvolvida em parceria com o sambista e torcedor rubro-negro Jorge Aragão.
A camisa, de cor preta e com detalhes dourados, exibe listras horizontais formadas pela letra da canção “Identidade” — um hino contra o racismo, composto por Aragão. O próprio artista participou do evento de lançamento para prestigiar a ação.

Além da camisa, a campanha inclui uma linha especial de produtos que celebra a negritude e traz itens como camisetas, bonés, sandálias e ecobags, todos com elementos inspirados na força e beleza da cultura negra. A linha estará disponível para compra a partir de sexta-feira, dia 8, nas lojas oficiais do clube, tanto físicas quanto online, além da loja oficial do Flamengo no Mercado Livre, parceiro do clube.

Em 2023, o clube desenvolveu uma cartilha antirracista, resultado de um grupo de trabalho conduzido por especialistas em Políticas Públicas e Direitos Humanos, com o objetivo de conscientizar e educar sobre as diversas formas de racismo e como combatê-las. A cartilha será distribuída pelo Museu do Flamengo, com o apoio do departamento Educativo, aos visitantes do local. A campanha também incluirá publicações educativas nas redes sociais do clube.

A iniciativa “Mais que cultura, identidade!” é promovida pelos departamentos de Responsabilidade Social, Patrimônio Histórico, Comunicação Social e Marketing do Flamengo, reforçando o compromisso do clube com ações de inclusão e conscientização.