Malandragem deu ao Flamengo o título de “mais querido do Brasil”

Em 1927, flamenguista enganaram vascaínos em concurso e ficaram com o slogan

A frase “O mais querido do Brasil”, usada pela torcida do Flamengo e pelo clube como slogan para o time, nasceu de uma vitória da malandragem flamenguista sobre o rival carioca Vasco.

Em 1927, o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher o clube mais querido do Brasil, aquele que tivesse a maior torcida na cidade levaria um troféu de cerca de um metro e meio, banhado em prata, oferecido pela engarrafadora de água mineral Salutaris.

O site oficial do Flamengo explica que o regulamento do concurso pedia para os torcedores juntarem rótulos do produto e escreverem, nele, o nome do time para o qual torciam. Em seguida, deveriam entregá-lo na sede do jornal. O clube que tivesse mais votos venceria a competição.

Simpatizantes dos clubes passaram a comprar grandes quantidades do produto, mas, desde cedo, ficou evidente que os vascaínos levariam a melhor. Conta o site do Flamengo que “os portugueses [torcedores do Vasco] encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes, tinham maior poder aquisitivo”.

Diante da vitória iminente, os torcedores rubro-negros usaram a malandragem para dar volta por cima. No dia da apuração, “disfarçados (com escudinhos do Vasco na lapela e sotaque lusitano), os flamenguistas receberam os cupons dos patrícios e despejaram tudo fora”.

Jogando no lixo os votos do Vasco, a maioria foi rubro-negra. O troféu foi levado em festa para a Praia do Flamengo, “onde se segue um longo e debochado carnaval”.

Os vascaínos protestaram, tentando reverter o resultado, mas não tiveram sucesso. Tanto que o Flamengo, até hoje, se autointitula o mais querido do Brasil.

SHARE