
O futebol brasileiro e, principalmente, os torcedores do Flamengo comemoram em 3 de março. Nesta data, no ano de 1953, nascia Arthur Antunes Coimbra, simplesmente Zico, um dos maiores camisas 10 da história do Brasil e o maior jogador da história do Rubro-Negro.

A carreira profissional de Zico começou em 29 de julho de 1971, quando ele disputou sua primeira partida profissional, com apenas 18 anos, pelo Flamengo. O jovem talento já iniciou sua trajetória vencendo um Clássico dos Milhões: 2 a 1 sobre o Vasco, com o gol da vitória marcado por Fio Maravilha no último minuto.
No seu jogo de estreia no time principal, Zico vestiu a camisa 9 e jogou como ponta-direita. O jovem Galinho substituiu Buião, que era o titular da posição. 1971 foi o último ano em que a Taça Guanabara foi disputada como um torneio separado do Campeonato Carioca. A partir de 1972, o campeonato passou a ser o primeiro turno do Estadual.
Rodrigues Neto, ponta-esquerda do time que jogou ao lado de Zico em sua estreia, acompanhava o jovem jogador desde as categorias de base e não se surpreendeu com a elegância de Zico em campo. “Me lembro da estreia, e é claro que ele foi muito bem. Para mim não foi novidade, já que eu acompanhava ele na base. Desde aquela época, no Infantil e Juvenil, ele mostrava todo seu talento. Joguei contra o Edu, irmão dele, que já era refinado, era de família. Todos percebiam que o Zico seria um grande jogador”, contou o ex-jogador rubro-negro.
Rodrigues Neto não consegue eleger apenas uma partida como sua favorita entre as atuações de Zico. Fã e amigo do eterno camisa 10 da Gávea, ele lembra com carinho e admiração do Galinho. “No Flamengo, principalmente no Maracanã, todos os jogos foram marcantes. Foi lá que ele fez sua história. Sempre se esperava algo diferente dele, e sempre acontecia. Ou colocando o companheiro na cara do gol, ou ele mesmo marcava. E era um gol mais lindo que o outro. Todos os jogos do Galo no Flamengo e no Maracanã foram partidas memoráveis. Os jogadores dessa época jogavam com muito amor. Sempre fomos amigos, ele, Sandra (esposa de Zico), Edu (irmão). O Flamengo era uma família. Somos amigos até hoje”.
Rodrigues Neto, o 13º atleta que mais vestiu o Manto Sagrado, também é amigo de longa data do treinador Vanderlei Luxemburgo, que foi seu reserva na lateral-esquerda de 1972 a 1974.












